Blog - Now Logistics Group

Você conhece o DU-E?

12/12/2018 | 13:00 Você conhece o DU-E?

Na hora de exportar é necessário que seja efetuado alguns processos e entregas de documentos à Receita Federal, antigamente esses processos eram rodeados de etapas burocráticas, que de certa forma implicava no momento da exportação.


Eram preenchidos documentos como, nota fiscal (NF), registro de exportação (RE), declaração de exportação (DE), declaração simplificada de exportação (DSE), mas com o decorrer dos anos, esse processo foi considerado no mercado como complexo, defasado e lento.

Dessa forma o DU-E foi criado com a intenção de simplificar esse processo, contendo informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela assegurado.

Servindo para adequar o controle aduaneiro e administrativo ao processo logístico das exportações para eficácia e segurança da operação, facilitando o processo e o controle, por conta da rápida fiscalização da Receita Federal, trazendo como consequência a redução do tempo e custo da operação.

Sendo preenchido um único documento que é analisado por meio de módulos especializados pelo Portal Siscomex.

Como desvantagens a empresa tem a perda do controle dos processos de importação, falta de contato direto com os fornecedores, e um aumento de custo com a comissão da trading.

As desvantagens do DU-E são poucas, mas ainda assim possui alguns detalhes que precisam ser ajustados, um ponto não vantajoso é que o DU-E não faz uma leitura completa de todas informações tais como: peso líquido, valor do frete internacional, seguros, entre outras informações obrigatórias, o usuário precisa colocar todas essas informações de forma manual, o que acaba ocasionando em um atraso no procedimento.

Ainda assim é inegável a evolução na emissão dos documentos! Deseja saber mais, entre em contato conosco.

© 2018 - Now Logistics Group