Blog - Now Logistics Group

Alguns passos para começar importar

31/10/2018 | 12:26 Alguns passos para começar importar

O processo de importação pode acontecer por empresas (PJ) ou pessoas físicas, entretanto, pessoas físicas podem importar apenas itens para consumo próprio, já as jurídicas têm vários outros fins, como: consumo próprio, revenda ou fornecimento para outras empresas.

É necessário fazer um planejamento para iniciar o processo de importação, devemos levar em conta a origem da mercadoria, analisar o cenário político do país, definir as modalidades de transporte, estudar e avaliar os fornecedores e ter garantias de sua confiabilidade, afinal, o Brasil é um país burocrático, dessa forma é relevante contar com o comprometimento de seus fornecedores no exterior.

Quando falamos de mercadoria, conhecer o que está sendo importado é fundamental, analisar a qualidade do produto, observar detalhes que influenciam no nível de compra dos consumidores, seja fatores culturais, sociais, entre outros no caso de revenda, são fatores que somam na tomada da decisão.

E por fim as transações, a negociação nos traz resultados para obter as melhores condições de vendas, na importação não é diferente. Quando importamos da China, por exemplo, utilizamos um método antigo chamado Transferência Telegráfica T/T, onde uma parte do pagamento é adiantada e transferida antes da produção e a quantia restante após a conclusão ou a entrega do produto. O padrão geralmente corresponde a 30% do valor total de entrada, e normalmente a mercadoria fica pronta em torno de 30 dias, efetuando o pagamento dos 70% restantes da compra.

Todo planejamento só será realizado, quando a empresa ou pessoa física estiver habilitada no Radar. No Brasil, as transações exigem um cumprimento de obrigações de controle fiscal, tributário e alfandegário, sendo assim, é importante que o profissional que cuidará de todo processo, esteja habituado com os tramites, para que não haja más surpresas.


© 2018 - Now Logistics Group